Áreas Estratégicas de Desenvolvimento

O Município da Ribeira Grande tem realizado um esforço de identificar as áreas de potencial emergentes no Concelho, de modo a poder orientar os interessados em investir no Concelho. Para tal tem vindo a desenvolver estudos e planos estratégicos que possam nortear os potenciais investidores. 

Estes estudos remetem para a necessidade de reforçar o apoio à dinamização da atividade económica e do reordenamento industrial, através da potenciação e modernização das zonas industriais, bem como através da criação de uma plataforma logística central na ilha de São Miguel.

Para além destes aspetos apontam também para necessidade de criar estímulos à diversificação e dinamização das atividades ligadas à economia de mar, em particular a frente marítima que poderá funcionar como alavanca para o crescimento do concelho no seu todo em virtude de todo ele estar virado para o mar.

No caso do Plano Estratégico da Ribeira Grande 2014-2020 assiste-se a uma valorização da atividade turística como janela de oportunidade para a criação de novos postos de trabalho, contribuindo dessa forma para o desejado e necessário combate ao desemprego, com enfoque no sector turístico do concelho.

No entanto, não podemos confinar as áreas de desenvolvimento estratégico do Concelho da Ribeira Grande apenas ao mar e turismo. Outra área fundamental para o desenvolvimento do Concelho é a Agricultura, atividade com alguma expressão no território ribeiragrandense, e que apresenta potencial para ser desenvolvida pela vertente da exploração de atividades ligadas à agroindústria e agroalimentar.

Aqui se apresentam alguns documentos que disponibilizam informações mais pormenorizadas acerca das áreas de investimento com potencial no Concelho:

Guia do Investidor do Concelho da Ribeira Grande

Plano Estratégico e Operacional de Desenvolvimento 2014-2020

X
X