Museu Municipal – Casa da Cultura

O visitante tem aqui uma excelente oportunidade de conhecer o trabalho que a Câmara Municipal da Ribeira Grande, através da sua Divisão de Acção Sócio-Cultural, nomeadamente no âmbito do seu Museu Municipal.

Trata-se de um projecto que assenta nos propósitos da recente Museologia, em especial, numa recorrência aos ecomuseus. Em concreto, é um Museu de Comunidade ou de Identidade. Na sua Sede, ou Casa Mãe, o Solar de São Vicente Ferreira, freguesia da Ribeira Grande – Matriz, encontram-se várias exposições em permanência, entre elas, por exemplo, Arqueologia, Azulejaria e Ofícios Tradicionais. Visitando-as o interessado é, em simultâneo, convidado a procurar os Núcleos do Museu. Aqui entra o contributo da comunidade, seja pela participação da tecedeira, do moleiro ou até mesmo do ceramista.

No projecto museológico ribeiragrandense o que conta é, acima de tudo, o despertar para a realidade patrimonial concelhia, a material e a imaterial, seja a do passado, seja a do presente, não se descurando os olhos no futuro, no sentido da sua preservação e divulgação. A identidade concelhia, reforçada por esse esforço de manter a memória viva, é a sua melhor consequência.

Na visita ao Museu Municipal encontramos exposições permanentes sobre temas como Arqueologia, Arte Sacra, Moinhos de água, Lagar, Arquitectura ‘chã’, Azulejaria, Trajo, Cerâmica. Encontramos também oficinas tradicionais montadas de forma a retratar como era uma Sapataria, uma Carpintaria, a Tecelagem, a Latoaria e uma Barbearia, antigamente, na Ribeira Grande. Podemos também ver o presépio movimentado Presépio do Senhor Prior, vulgarmente, conhecido por Presépio do Senhor Prior

Informações Úteis

Morada: Rua São Vicente Ferreira, n.º 10, 9600-539 Matriz – Ribeira Grande