Gabinete Saúde Pública

A Câmara Municipal da Ribeira Grande tem vindo a assumir a promoção da saúde como um valor central para o bem-estar dos munícipes, investindo em ações que tendem a garantir o desenvolvimento da saúde e da promoção mesma como um princípio de equidade, sustentabilidade e, até, de solidariedade para com quem mais precisa.

O Gabinete de Saúde Pública da Câmara Municipal da Ribeira Grande tem dado prioridade e respostas a intervenções diversas no terreno, como seja o incentivo à vacinação contra a gripe nos grupos de riscos, a realização de consultas médicas gratuitas periódicas ou a recolha de amostras regulares para controlo da qualidade da água das zonas balneares.

Para além disso, e partindo do pressuposto que os munícipes devem ter um papel revelante na melhoria do seu estado de saúde, a Câmara tem procurado aproximar a população em geral aos rastreios gratuitos, nomeadamente à visão, diabetes e colesterol, entre outros, sensibilizando para os cuidados a ter na promoção de hábitos de vida saudáveis.

Este trabalho, realizado em colaboração com os demais parceiros da autarquia, tem permitido identificar necessidades de saúde junto da população e a sua monitorização, acompanhamento e intervenção precoce tem permitido aproximar os cidadãos dos cuidados de saúde que necessitam.

O Gabinete de Saúde Pública e a Promoção da Saúde unem-se num só desígnio fundamental: melhorar a saúde dos munícipes, a qualidade do meio envolvente e promover hábitos de vida saudáveis.

X
X