Observatório Astronómico de Santana

Situado no Pico do Bode, em Santana, Rabo de Peixe, o Observatório Astronómico de Santana – Açores é um espaço único de conhecimento e de divulgação científica na Ribeira Grande. Trata-se de um Centro de Ciência que faz parte da rede regional de Centros de Ciência, distribuídos por todas as ilhas do arquipélago, que procuram promover o conhecimento científico e o acesso às inovações tecnológicas. Das várias áreas científicas, coube à Ribeira Grande, com a sua vista alargada para o céu do hemisfério norte, receber o único centro de Astronomia da Região.

O Observatório Astronómico de Santana – Açores, como Centro de Ciência, procura criar um espaço privilegiado para a difusão do conhecimento científico e, mais especificamente, das temáticas relacionadas com a Astronomia. Para isso, possuímos todo o material necessário para sermos um ponto de encontro para astrónomos amadores e um apoio interactivo e didáctico aos programas escolares que abordem temas de ciência. O OASA cria, assim, um lugar único de diversão e aprendizagem para todas as idades, aberto não só às escolas e astrónomos amadores, mas também a toda a população em geral.

 O OASA dispõe, assim, de todas as condições necessárias à observação dos astros e possui as ferramentas essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos em Astronomia. Ao visitar este Centro de Ciência poderá não só participar numa observação nocturna ou numa oficina de Astronomia, como poderá assistir a uma sessão de planetário móvel.

Seja por marcação prévia ou espontaneamente nas primeiras sextas-feiras de cada mês, o OASA é um espaço único de aprendizagem, de interactividade e de diversão na Ribeira Grande para todos os ribeiragrandenses e para todos os açorianos.

Informações Úteis:

Morada: Caminho Velho de Santana Pico do Bode – Santana 9600-096 Rabo de Peixe

Página Web: http://www.fund-rg.com/oasa.html

Blog: http://ccrg-oasa.blogspot.com/

E-mail: oasa@fund-rg.com

Tel.: 296 492 764

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 10h – 17h
Todas as primeiras sextas-feiras do mês, das 20h às 22h, para observação nocturna.
(Todas as visitas devem ser efectuadas com marcação prévia.)

X
X