Prorural+
PRORURAL + “Requalificação do Jardim Paraíso”
Uma vez que o jardim infantil existente no Jardim Paraíso, contíguo ao edifício da Câmara Municipal da Ribeira Grande, já se encontrava bastante danificado e porque não cumpria as normas de segurança exigíveis para este tipo de equipamento, foi decisão do executivo retirá-lo e desenvolver este novo investimento.
Os utentes do parque infantil desmantelado queixavam-se que na anterior localização o parque estava muito exposto às intempéries, calor, vento e frio e que por essa razão reduzia em muito a utilização do mesmo. Foi por essa razão que se optou agora por implantar o novo parque infantil na zona Este do Jardim Paraíso, junto ao muro de pedra existente, de modo a estar mais abrigado e passar a ter maior área de ensombramento.
Tirando partido da morfologia do terreno e por estar perto das casas de banho públicas, o parque infantil foi implantado em dois níveis diferentes, criando uma área cercada e com uma escada em madeira de ligação dos dois níveis. Assim, disponibiliza-se uma maior comodidade aos pais que acompanham os filhos na brincadeira e nas idas à casa de banho. Esta área, Zona 1, será ocupada apenas com equipamento lúdico de equilíbrio, balanço e um carrossel que possibilita a utilização a crianças com mobilidade reduzida.
Para a Zona 2, na área Oeste/Sul do Jardim, é proposto um equipamento lúdico de cariz musical, que permite um tipo de brincadeira através de elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia) o que facilita e promove a comunicação, o relacionamento, a mobilidade, a expressão, a organização entre outros.
Este investimento promove a inclusão social e desenvolve as zonas rurais intervencionadas, além de disponibilizar equipamento social que era reclamado pela população há já algum tempo. Espera-se um aumento do nº de visitantes ao Jardim Paraíso, nomeadamente famílias com filhos, sendo um ponto atractivo na zona histórica da Ribeira Grande.
Investimento: 66.491,65 €
Taxa de Comparticipação: 80%