Museu Casa das Cavalhadas

Criado com o intuito de perpetuar a secular tradição das “Cavalhadas de São Pedro”, o núcleo museológico da Casa das Cavalhadas foi inaugurado no dia 29 de junho de 2021, data em que se celebram as festividades em honra de São Pedro, padroeiro da Freguesia da Ribeira Seca, e a elevação da Ribeira Grande a cidade, que ocorreu no ano de 1981.

O núcleo tem como principais objetivos a salvaguarda e a divulgação da tradição das Cavalhadas de São Pedro. O visitante ao explorar este espaço museológico terá a oportunidade de conhecer a história da tradição, através da audição de testemunhos orais e da visualização de diferentes peças indumentárias das várias personagens que integram o desfile, de diversos apetrechos utilizados nos cavalos, bem como, de vídeos ilustrativos da temática.

A Casa das Cavalhadas encontra-se disponível e aberta a acolher todos os visitantes do estrangeiro, residentes, turmas escolares e crianças dos Atl’s com o objetivo de dar a conhecer esta secular tradição e de promover o desenvolvimento de oficinas/workshops alusivos às Cavalhadas de São Pedro.

Informações Úteis

Morada: Rua Direita de Baixo, n.º 4, 9600-220, Ribeira Seca – Ribeira Grande

Telefone: 296 474 315

E-mail: casadascavalhadas@cm-ribeiragrande.pt

Tutela: Camarária

X
X