Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal da Ribeira Grande cumpre um importante papel no contributo para a formação da população e divulgação da cultura local e regional. O seu espólio, que ultrapassa os 50.000 títulos, resulta da unificação dos fundos da Biblioteca Municipal, da Biblioteca Popular da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Biblioteca Fixa n.º 118, da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo ainda a guardiã de diversos fundos particulares.

A Biblioteca Municipal situa-se na Rua Sousa e Silva, nº 7, no edifício do Arquivo Municipal. A sua actual localização é provisória, uma vez que será transferida para a Casa da Natividade, antiga maternidade da Ribeira Grande, situada no Largo das Freiras, após as obras de remodelação e ampliação. A Biblioteca Municipal encontra-se inserida na Divisão de Património Cultural e participa nas diversas actividades culturais organizadas, ao longo do ano, pela edilidade.

Ao dirigir-se ao espaço da biblioteca encontrará um espaço de acesso à informação, de estudo, de cultura e de lazer, podendo utilizar os computadores para acesso à internet, consultar os diversos jornais e revistas ou ler um livro.

Os mais novos dispõem de uma sala com livros e jogos didácticos, formando um espaço lúdico e apelativo ao contacto com a leitura, despertando e incentivando as crianças e jovens para a descoberta do livro e da leitura. Ao longo do ano propomos um programa diversificado de promoção do livro e da leitura dirigido às crianças, incentivando quer a sua participação, quer a dos pais e professores, num conjunto de ateliers didácticos e exposições e ainda com a promoção diária da hora do conto.

X
X