Ribeira Grande mantém IMI no valor mínimo e baixa taxa de IRS
A Câmara da Ribeira Grande vai manter, em 2019, a taxa de IMI no valor mínimo permitido por lei (0,3%) e decidiu baixar de 4 para 3,75% a taxa de IRS, mantendo nos valores de 2018 a taxa de derrama, montantes que já apresentavam uma redução face aos anos anteriores.
As propostas de redução da taxa da IRS e manutenção do IMI no valor mínimo foram apresentadas pelo executivo camarário, discutidas e votadas favoravelmente na reunião de Câmara desta quinta-feira, aguardando agora ratificação por parte da Assembleia Municipal que reúne no próximo dia 20.
“O nosso propósito visa manter uma política de impostos baixos de modo a favorecer as famílias numa altura em que ainda se verificam dificuldades financeiras. Fazemo-lo a pensar nas pessoas e sem comprometer o equilíbrio financeiro da autarquia”, sublinhou Alexandre Gaudêncio.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande lembrou que “vimos mantendo a taxa de IMI no valor mínimo ao longo dos últimos anos porque a nossa prioridade tem sido a ação social, preocupação que fica bem vincada com a redução da taxa de IRS.”
A autarquia não esqueceu os empresários e foi a pensar neles que optou por manter as taxas de derrama já praticadas, mantendo em 0,5% a taxa de derrama (imposto sobre os lucros de pessoas colectivas) relativa às pequenas e médias empresas (que apresentem um valor tributável até 150 mil euros/ano) e 1% para as restantes empresas.