Projeto “Zero Waste Ribeira Grande” finalista no Prémio Município do Ano

O projeto “Zero Waste Ribeira Grande”, desenvolvido pela Câmara da Ribeira Grande, está entre os finalistas do concurso Município do Ano, promovido pela Universidade do Minho. O anúncio dos vencedores nas várias categorias terá lugar a 15 de novembro, em Arouca, e a Ribeira Grande volta a estar em posição elegível pelo segundo ano consecutivo e pela quarta vez desde 2015.

Tendo em conta que as alterações climáticas exigem uma ação urgente com vista à mitigação dos efeitos adversos que se prevê para o planeta, a autarquia decidiu implementar o projeto “Zero Waste Ribeira Grande”.

Este visa definir e implementar um conjunto de estratégias que permitam alcançar o objetivo “lixo zero” nos eventos que decorrem no concelho, independentemente de serem promovidos/apoiados, ou não, pelo município, tendo por premissa base a vontade de incutir na população mais jovem hábitos de reciclagem e a prevenção para a utilização de resíduos.

A adoção de uma postura eco friendly e a implementação de medidas mais sustentáveis são um sinal claro de civilidade que, por sua vez, contribui para dignificar qualquer comunidade. Alcançar mais sustentabilidade é, para além de um enorme desafio, uma missão importante para salvaguardar o futuro da humanidade.

Nesse sentido, foram desenvolvidas várias iniciativas ao longo do ano, com especial enfoque para o Azores Burning Summer, o primeiro eco festival dos Açores. A utilização de materiais reutilizáveis, recicláveis e/ou 100% biodegradáveis permitiu estimular o conhecimento, respeito e interesse pela sustentabilidade dos recursos naturais e o impacto de cada um na sua conservação.