Valorização do Poder Local é Fundamental para o Desenvolvimento das Freguesias
O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, referiu que o poder local é determinante para o desenvolvimento das freguesias, durante a cerimónia solene do dia da Maia, que decorreu no dia 1 de maio no centro paroquial daquela localidade.
“Na democracia não há outro poder que consiga, tão rapidamente, resolver os problemas das pessoas. A nossa proximidade, como autarcas, permite estarmos em contato permanente com os cidadãos e saber as suas reais necessidades.” referiu Gaudêncio.
Numa intervenção que serviu também para fazer o balanço dos investimentos na Maia realizados pela Câmara Municipal, o Presidente da autarquia mencionou que se fosse dado ainda mais poder ao poder local, muito mais se faria, e com maior eficácia e eficiência.
“As juntas de freguesia e as Câmara Municipais estão habituadas a fazer muito com poucos recursos financeiros. Embora faça parte da nossa natureza, não devemos ficar acomodados, mas sim exigir sempre mais e melhor para as nossas terras.” disse Alexandre Gaudêncio.
Quanto aos investimentos realizados pela autarquia, o autarca referiu que as obras da segunda fase de requalificação do caminho Maia-Lombinha, terão o seu início a 8 de maio, numa empreitada que durará 12 meses e terá um custo total superior a 2,5 milhões de euros.
A conquista da bandeira azul, pela primeira vez, na zona balnear das Calhetas da Maia e a aquisição de um imóvel que será a futura a sede dos escuteiros da Maia foram também referenciados por Alexandre Gaudêncio.
O autarca destacou ainda os diversos investimentos privados que têm sido realizados na freguesia nos últimos anos, nomeadamente ao nível turístico, com o registo de 17 alojamentos locais, metade dos quais criados nos últimos 3 anos.
Para além disso, a compra do antigo Solar de Lalém por um grupo de investidores do Norte da América e a aposta da fábrica de Chá da Gorreana no aumento da sua capacidade de exploração, têm permitido trazer cada vez mais turistas e investidores para a freguesia da Maia e para o concelho da Ribeira Grande.