Telmo Ponte expõe “A identidade de um povo” no Museu Municipal da Ribeira Grande

Está patente no Museu Municipal da Ribeira Grande uma exposição de pirografia de Telmo Ponte, mostra intitulada por “A identidade de um povo” onde o artista apresenta vários trabalhos decorrentes da sua profissão de carpinteiro. A exposição está patente até 30 de agosto.

Na cerimónia de inauguração da mostra, a vereadora da Câmara da Ribeira Grande, Cátia Sousa, elogiou a vocação do artista. “O Telmo Ponte, para além de carpinteiro, mostra-nos o lado delicado e paciente da arte que abraçou com gosto e dedicação.”

Nascido na freguesia da Matriz, Ribeira Grande, Telmo Ponte tem vindo a construir e a desenvolver a sua profissão de carpinteiro e, nos tempos livres, dedica-se à pirografia.

O gosto de fazer arte na madeira vem da curiosidade do artista em transformar a matéria-prima em algo decorativo, dando-lhe vida e apresentando peças originais e de natureza única que transpõem a fotografia tradicional de papel para uma fotografia real na madeira.

Telmo Ponte começou por explorar a arte da pirogravura, direcionando-se para alguns temas em particular, onde iniciou a criação de pequenas peças em que as figuras eram esculpidas na madeira. Tomando cada vez mais o gosto pela arte, teve a curiosidade e capacidade de progredir, adaptando uma nova técnica e estratégia em resposta à procura do que se faz sentir na sociedade.

X
X