Tânia Fonseca elogia dinamismo da escola Rui Galvão de Carvalho
A vice-presidente da Câmara da Ribeira Grande, Tânia Fonseca, elogiou o “dinamismo e a proatividade da escola Rui Galvão de Carvalho”, no sentido de estar a saber posicionar-se como agente de educação no âmbito do empreendedorismo social.
Tânia Fonseca parabenizou aquele estabelecimento de ensino “pelos projetos que tem vindo a desenvolver neste âmbito e pelos resultados que já começam a aparecer”, declarações feitas na apresentação da rede Ashoka, a maior organização de empreendedores sociais do mundo.
Na ocasião, a vice-presidente da Câmara da Ribeira Grande lançou ainda o repto para que se “trabalhe no sentido de não deixar os alunos desmotivarem-se porque é muito interessante percebemos que a teoria pode proporcionar o desenvolvimento das crianças e jovens mas, na prática, deparam-se com falta de recursos humanos e técnicos nas escolas que são entraves ao alcançar de resultados.”
A escola Rui Galvão de Carvalho, em Rabo de Peixe, foi nomeada como escola Ashoka Changemaker, organização fundada na Índia em 1980 e que já se encontra implementada em 84 países. A organização tem vindo a identificar e a apoiar empreendedores que criaram nos seus países soluções para problemas sociais.
Portugal aderiu a esta organização não-governamental, que conta com mais de 3500 empreendedores sociais espalhados pelo mundo, em 2017. Nessa altura, foram também apresentadas as cinco escolas Ashoka Changemaker portuguesas, que passaram a integrar a rede que inclui mais de 200 escolas espalhadas pelo mundo.
Esta linha de atuação tem sido fundamental para a construção de uma cultura de escola mais positiva, crítica e democrática, sustentada em aprendizagens seguras, significativas e socialmente integradas e para a criação de sinergias potenciadoras da melhoria das competências dos alunos.