Ribeira Grande assinala abertura do alojamento local número 300
A cidade da Ribeira Grande celebrou esta manhã a abertura do alojamento local número 300, situado na rua do Castelo, freguesia da Matriz. O momento foi assinalado com uma visita do presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia da Matriz, André Mendonça e pelo vereador da cultura, turismo, juventude e desporto, José António Garcia.
Durante a cerimónia, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal, destacou a evolução do setor: “A dinâmica dos alojamentos locais, nomeadamente através da reabilitação urbana e do potencial de crescimento que temos assistido nos últimos anos, tem sido determinante para a economia local.”
O autarca sublinhou ainda o impacto positivo do alojamento local para o concelho, referindo que o setor tem promovido o comércio local, criado emprego e valorizado o património.
“A Ribeira Grande é um concelho com grande potencial, a todos os níveis. Contamos com todos os agentes para nos ajudar a crescer, de forma sustentada, para colocar cada vez mais a nossa cidade e o concelho no mapa.”
Apesar do crescimento — de apenas 12 alojamentos locais em 2013 para 300 em 2025 —, Gaudêncio garantiu que não existe pressão turística significativa, uma vez que os alojamentos locais representam apenas 2% do total de habitações no concelho.
“Temos conseguido crescer de forma equilibrada, promovendo o desenvolvimento sustentável e preservando a qualidade de vida dos nossos residentes.”
O presidente da Câmara realçou ainda a eficiência do processo de licenciamento: “O município tem apostado na modernização dos serviços, o que nos permite aprovar novos projetos ligados ao turismo em média em apenas 20 dias, facilitando o investimento e a inovação.”
A abertura do alojamento local número 300, cujos proprietários são José e Helena Arruda, simboliza o compromisso da autarquia com o turismo sustentável e a valorização do concelho como destino de referência nos Açores.