Gaudêncio Reforça Apoio da Autarquia à Escola Profissional da Ribeira Grande
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na cerimónia dos 25 anos da Escola Profissional da Ribeira Grande que decorreu, ontem à tarde, no Teatro Ribeiragrandense.
Na sua intervenção, o autarca declarou que “desde a sua fundação, em 1998, a Câmara Municipal tem tido um papel preponderante no ensino profissional no concelho. Para nós, é uma instituição que merece a nossa consideração, por ser fundamental na preparação e formação de ativos para a economia local”.
Gaudêncio aproveitou ainda a ocasião para referir que, desde 2014, a Câmara Municipal tem vindo a reforçar os apoios àquela escola, através de um contrato-programa anual no valor de 640 mil euros, ratificado em Assembleia Municipal, e que serve para a Cooperativa A Ponte Norte desenvolver projetos extra-curriculares, como é o caso da rede de CATL’s, assim como salvaguardar o défice anual, que se estima em cerca de 135 mil euros.
“Encaramos o ensino profissional com responsabilidade. Se não fosse o apoio da autarquia provavelmente já não existiria esta Escola Profissional, a qual tem sido determinante na formação e qualificação profissional de milhares de ribeiragrandenses”, disse o edil.
O evento, que contou com os discursos do diretor-geral da Cooperativa A Ponte Norte, João Dâmaso Moniz, e da Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, serviu para evidenciar todo o trabalho desenvolvido ao longo da história daquela escola. Na sessão solene, também esteve presente Nuno Crato, ex-Ministro da Educação e Ciência, como orador convidado.