Gaudêncio defende Delegação de Obras através de contratos ARAAL

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, defendeu a delegação de obras, da competência do Governo Regional, nas autarquias locais, no discurso que proferiu durante a sessão solene comemorativa do 41º aniversário da elevação da Ribeira Grande a cidade, que decorreu ontem, no Teatro Ribeiragrandense.

O evento, que contou com a presença do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, Gaudêncio pediu ao Governo Regional dos Açores para agilizar o funcionamento dos fundos comunitários europeus e para delegar nas autarquias locais obras, através de contratos ARAAL.

“Não nos faltam ideias, projetos e estratégias. O que nos faz falta é o financiamento e a rapidez na aprovação de verbas que possam materializar os nossos objetivos”, afirmou o autarca no decorrer da sua intervenção na cerimónia do aniversário da cidade.

Aproveitando a presença do Governo Regional dos Açores, o presidente da autarquia dirigiu-se a Duarte Freitas: “Fique com esta nota, sob pena de se perder, novamente, uma excelente oportunidade de dotarmos as autarquias de recursos financeiros para executarem as obras que são relevantes para desenvolverem a sua terra”.

Além disso, de forma a acelerar as obras nas autarquias e melhorar o dia a dia dos munícipes, o presidente da cidade aniversariante defendeu a adoção da delegação de obras através de contratos ARAAL, tendo pedido que: “Aposte-se nas autarquias locais, para melhorar a execução orçamental da região, nomeadamente delegando nas autarquias, nas juntas e câmaras municipais projetos e obras ao abrigo dos contratos ARAAL”.

Na sessão solene, marcaram presença o antigo presidente da Assembleia da República, João Bosco Mota Amaral, os presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, que é cidade irmã da Ribeira Grande, o presidente da Câmara Municipal da Martin, Eslováquia, o presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, José Luís Pontes, os representantes dos grupos parlamentares do PSD e do PS, os presidentes das Juntas de Freguesia, os membros da Assembleia Municipal da Ribeira Grande e diversas entidades e instituições do concelho.

No certame, foram homenageados Luís Silva e Liliana Lopes, por terem liderado o projeto da Praça do Emigrante, e o professor José Carreiro de Almeida, pelo exemplo dedicação e entrega à causa pública.

X
X