Exposição “Mulher e o seu sonho” patente na Casa do Arcano até 20 de abril
Está patente na Casa do Arcano, na Ribeira Grande, a exposição de pintura “Mulher e o seu sonho – 25 anos de carreira”, de Inês Pastor, mostra que ficará patente até 20 de abril. A inauguração coincidiu com a celebração do Dia Internacional da Mulher, efeméride que a artista também destacou nas telas apresentadas.
O vereador da Cultura da Câmara da Ribeira Grande, Filipe Jorge, marcou presença na inauguração e parabenizou a artista pela “qualidade dos trabalhos expostos”, reiterando o desejo de “podermos continuar a receber as suas obras.”
Nascida a 21 de dezembro de 1939, na freguesia do Porto Formoso, há vários anos que reside em São Roque, onde avista o mar, que desde o início da sua carreira artística na pintura, marca presença nas suas telas.
Nas telas deposita paixão pela arte de pintar, dedadas de muita dedicação e cuidado no trabalho e pinceladas de emoção e sensibilidade. Como artista, não vive um dia sem tocar nas tintas e nos pincéis, ferramentas que a tranquilizam.
Desde que expõe publicamente, Inês Pastor conta com dezenas de exposições individuais, a sua maioria nos Açores e tem várias participações no estrangeiro. Tem ainda registo de exposições coletivas, entre as quais uma em conjunto com as suas alunas. A oportunidade de lecionar foi de resto um sonho concretizado nos últimos anos.
O seu trabalho está também muito presente em várias coleções de particulares em todas as ilhas dos Açores, em Portugal continental e em vários países, nomeadamente Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, França, Rússia, Colômbia, Suíça e China.
Em São Miguel, ilha natal, tem mantido uma participação artística que a tem levado a expor em inúmeros espaços culturais. O ano de 2017 apresenta-se como um momento particularmente especial na sua carreira considerando que assinala 25 anos de criações artística.