Exposição “Dia das Bermudas: Ribeiragrandenses nas Bermudas” no Museu da Emigração Açoriana
A Câmara Municipal da Ribeira Grande, através do Museu da Emigração Açoriana, irá assinalar o Dia das Bermudas no próximo dia 23 de maio, promovendo uma série de iniciativas que celebram a presença de ribeiragrandenses neste território.
O historiador e autor, Eduardo Pereira Medeiros, em parceria com o Museu da Emigração Açoriana, preparou um conjunto de atividades para destacar o impacto dos açorianos nas Bermudas ao longo dos anos.
A primeira dessas iniciativas será uma exposição dedicada aos ribeiragrandenses e seus descendentes que se notabilizaram na política, economia, associativismo e na defesa dos direitos dos emigrantes.
Esta mostra oferecerá aos visitantes uma visão sobre as figuras marcantes do concelho que, desde 1941, com Abel de Souza Pimentel, natural da Conceição, ganharam relevância na sociedade bermudense. Outros nomes de destaque, como o icônico Eddy de Mello da Lomba da Maia e os rabopeixenses Trevor Moniz, Anna Faria, José Octávio Vieira e José Guilherme Amaral, também terão seu lugar nos painéis expositivos.
Ao longo do ano, estão previstas diversas iniciativas, incluindo atividades pedagógicas, apresentação de livro e uma grande exposição, que ocupará mais de 35 metros quadrados e contará com informações, imagens, gráficos e vídeos ilustrativos.
A exposição “Ribeiragrandenses nas Bermudas” estará patente no Museu da Emigração Açoriana de 23 de maio a 30 de agosto, proporcionando aos visitantes uma viagem enriquecedora pela história da comunidade açoriana nas Bermudas.