Concerto de reis dá as boas-vindas a 2018 no Teatro Ribeiragrandense
O Teatro Ribeiragrandense recebeu o concerto de reis “Duo Opus 4” com as pianistas Ana Marques e Lisa Tavares, evento que deu as boas-vindas ao ano de 2018 e que contou com a presença do presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio.
O concerto de piano a quatro mãos ofereceu aos espetadores presentes cerca de uma hora de música clássica interpretada pelo duo, ficando vincada a qualidade técnica de cada uma das intérpretes, cujo currículo fazia antever um concerto de qualidade.
Qualidade que Alexandre Gaudêncio também reconheceu em breves palavras. “Este é mais um evento de reconhecida qualidade que a Ribeira Grande oferece aos seus munícipes por ocasião das festividades de Natal e ano novo e que reforça a opção que temos tido em apostar na divulgação dos nossos valores que singraram no mundo da música, como é o caso da Lisa Tavares.”
Lisa Tavares cresceu num ambiente familiar no qual a música faz parte de uma forma de estar. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música da Ribeira Grande e, posteriormente, no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Licenciou-se em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, em 2005.
Frequentou vários cursos de técnica de interpretação pianística em Portugal e no estrangeiro com os professores Igor Blagodatov, G. Bolkhovitinova, Lee Harper, O. Maione e J.P. Armengaud, entre outros. De 2001 a 2008 manteve, com regularidade, aulas de aperfeiçoamento em Portugal e França.
No ano de 2011, terminou o mestrado em Pedagogia do Instrumento, na vertente de Música e Artes Performativas, sob orientação da pianista Ana Telles, no Instituto Piaget, de Almada. Em 2012, concluiu o mestrado em Ensino de Música e, atualmente, é professora de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Ana Marques iniciou os seus estudos musicais aos oito anos, na Academia de Música de Santa Cecília, na classe da professora Leonor Fernandes. Em 2004, concluiu a licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Jorge Moyano. Participou em diversas masterclasses com os professores Artur Pizarro, Nelly Ben-Or, Leonor Morales, Pedro Burmester, Guigla Katsarava, Christophe Simonet e Sarah Buechner.
Entre 2005 e 2007 estudo na École Normale de Musique de Paris, na classe de piano do professor Guigla Katsarava, e também no Conservatório Claude Debussy, na classe de música de câmara do professor Jean Louis Caillard. Concluiu, em 2012, o mestrado em piano e, atualmente, é professora na Academia de Música de Santa Cecília.