Câmara da Ribeira Grande mantém apoios à habitação degradada
A Câmara da Ribeira Grande tem mantido as políticas de apoio à recuperação de habitações degradadas, um investimento que tem permitido que muitas famílias carenciadas possam proceder a obras diversas nas suas moradias, elevando assim o conforto das mesmas.
O presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, visitou algumas das obras em curso nas freguesias da Matriz e Rabo de Peixe, acompanhado pela vice-presidente, Tânia Fonseca, constatando nos locais as melhorias introduzidas nas habitações.
“O apoio à habitação degradada tem sido uma das nossas prioridades e isso percebe-se facilmente pelo trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos, aprovando mais de 400 pedidos de apoio num total de investimento que ronda o meio milhão de euros”, referiu Alexandre Gaudêncio.
O edil realçou que a prioridade tem sido dada a “obras de beneficiação em habitações de casais jovens com filhos e de poucos recursos financeiros ou idosos cujas casas necessitam de adaptações que facilitem a mobilidade e o conforto.”
“Também temos realizado intervenções em habitações de pessoas portadoras de deficiência, avançando com adaptações que aumentam o seu grau de independência ao nível da mobilidade, como sejam rampas, corrimões ou casas de banho adaptadas”, acrescentou.
As obras traduzem-se num elevar das condições de vida das pessoas, tendo Alexandre Gaudêncio realçado que “não podemos continuar a permitir que crianças ou pessoas idosas que não têm meios para fazer face às obras que as suas habitações necessitem aguardem vários anos por uma resposta ao pedido de apoio”.
A ação social, neste caso em concreto, o apoio à habitação degradada, “é uma prioridade nossa e continuaremos a trabalhar para melhorar as condições de vida de quem mais precisa”, vincou o presidente da Câmara da Ribeira Grande.