Câmara da Ribeira Grande introduz artes marciais nos CATL’s municipais
A Câmara da Ribeira Grande deu início ao projeto de introdução das artes marciais nos CATL’s municipais com o intuito de “aliar a prática desportiva ao desenvolvimento cognitivo das crianças”, explicou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia que apontou as mais-valias da iniciativa.
“As artes marciais são importantes para o desenvolvimento pessoal, social e emocional das crianças que, com orientação adequada e técnicas adaptadas, são orientadas para a prática desportiva que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento cognitivo e reforça os níveis de concentração e atenção perante as situações do dia-a-dia”, acrescentou o edil.
O projeto de introdução das artes marciais (karaté, jujutsu e ju-jitsu) é levado a cabo pelo Clube de Artes Marciais da Ribeira Grande e tem uma duração de onze meses, funcionando nas instalações dos CATL’s e em horário de funcionamento dos mesmos.
Nesta fase estão abrangidos cinco CATL’s (madre Teresa d’Anunciada, Santa Bárbara, Ribeirinha, Anjo Bom e Nossa Senhora da Estrela) que integram cerca de cento e cinquenta crianças. As aulas são ministradas pelo técnico Carlos Sousa e têm uma duração de 45 minutos.