Câmara da Ribeira Grande Assinalou Vida de São Vicente Ferrer
São Vicente Ferrer foi um santo dominicano nascido em Valência, Espanha, no ano de 1350, sendo filho de pai inglês e de mãe espanhola.
Especialmente dotado para a oratória e para a prédica, Vicente Ferrer despendeu todos os seus esforços para tentar unir a Igreja cristã, dividida pelo já mencionado cisma entre os papados de Avinhão e de Roma, além de tentar converter Muçulmanos e Judeus. Também predicou a conversão à verdadeira Fé aos Valdenses (leigos seguidores de Pedro de Valdo que pregavam em itinerância) e aos Cátaros (considerados hereges, defendiam fundamentalmente o princípio dualista do Bem e do Mal), sendo no decurso de uma das inúmeras viagens que efetuou para este fim que encontrou a morte, mais propriamente em 5 de abril de 1419. A sua proteção é invocada pelos que desempenham tarefas relacionadas com a construção de edifícios.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande organizou a missa em memória de São Vicente Ferrer, que se realizou na capela do Museu Municipal da Ribeira Grande, localizada no Solar com o nome do santo.