Câmara da Ribeira Grande aprova apoios para clubes e associações desportivas

A Câmara da Ribeira Grande aprovou, por unanimidade, os apoios ao desporto para os clubes do concelho no montante de 220 mil euros (mais vinte mil euros do que em 2019), valor atribuído ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio do Desporto e atribuído após as candidaturas apresentadas pelos clubes locais.

Para além deste montante, realce ainda para os 36 mil euros que a autarquia vai atribuir a oito associações desportivas através de contratos programa de desenvolvimento desportivo, o que representa um investimento camarário superior a 250 mil euros para o ano em curso.

“Estes montantes traduzem o esforço que a Câmara tem tido em acompanhar o aumento do número de clubes e de modalidades que estão a surgir no concelho. É um apoio que visa o apoio efetivo ao desporto e à atividade física junto das crianças e jovens, através dos seus clubes”, explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da autarquia acrescentou também que “temos tido a preocupação de, logo no início do ano, levar para aprovação os apoios às entidades desportivas do concelho de modo a que estas os possam receber o quanto antes e fazerem face aos seus compromissos desportivos.”

Uma medida que tem sido implementada nos últimos anos, apenas pelo município da Ribeira Grande, é o apoio às filiações dos atletas federados através da celebração de contratos programa de desenvolvimento desportivo com várias associações desportivas, contratos que envolvem as inscrições de mais de mil atletas em representação de quase duas dezenas de clubes.

Em matéria de investimento, e depois de ter concluído a construção dos novos balneários no estádio municipal da Ribeira Grande, a edilidade prepara-se para avançar com a cobertura da bancada central e também consta no orçamento camarário de 2020 a verba (1,7 milhões de euros) destinada à construção do novo campo de jogos na vila de Rabo de Peixe.

De salientar ainda que será dada continuidade aos apoios a eventos/projetos desportivos que se realizam ao longo do ano, como são os casos do Trail Costa Norte (16 de fevereiro), meia maratona Ponta Delgada – Ribeira Grande (8 de março), Ecologic Trail Run (20 e 21 de junho) ou o mundial de surf, previsto para meados de setembro.

Também o Centro Municipal de Marcha e Corrida da Ribeira Grande continuará a funcionar à semelhança dos anos anteriores, mantendo o foco na promoção da atividade física e criando hábitos de vida saudáveis junto da população, objetivos que têm sido plenamente cumpridos e reconhecidos com a atribuição, no final do ano passado, e pelo segundo ano consecutivo, do galardão “Ribeira Grande – Município Amigo do Desporto”.