Câmara da Ribeira Grande apoia empresas com 80 mil euros a fundo perdido
A Câmara da Ribeira Grande vai distribuir cerca de 80 mil euros em apoios às empresas do concelho, a fundo perdido, no âmbito do Regulamento Municipal de Relançamento da Economia e do Investimento. As candidaturas a esta modalidade de apoio fecharam a 30 de outubro e da análise efetuada realça-se as cerca de cem candidaturas ao programa.
“Recebemos cerca de cem pedidos de apoio das empresas da Ribeira Grande, a maioria delas relacionadas com o comércio local. O total do apoio ronda os 80 mil euros e estão relacionados, principalmente, com a manutenção dos postos de trabalho”, explicou Alexandre Gaudêncio.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande realçou que “os apoios a atribuir são a fundo perdido e foram solicitados por pequenas empresas ou empresários em nome individual, o que significa que o alcance pretendido através da implementação desta medida foi alcançado.” As verbas serão transferidas para as empresas dentro de pouco mais de um mês.
Para além deste apoio, a edilidade deliberou no sentido de isentar as empresas do pagamento da taxa de derrama para aquelas que apresentem um volume de negócios até 150 mil euros e reduzir a mesma taxa para 0,5% para aquelas que apresentem volume de negócio acima deste montante.
Foi ainda aprovado um protocolo com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada que vai permitir investir 25 mil euros no incentivo ao consumo no comércio local do concelho.