Câmara da Ribeira Grande abre candidaturas para apoio à aquisição gratuita de medicamentos
A Câmara da Ribeira Grande abre a partir da próxima segunda-feira, 21 de outubro, as candidaturas ao programa Abem tendo em vista a comparticipação a cem por cento dos medicamentos prescritos e não comparticipados na sua totalidade aos agregados familiares carenciados.
A implementação do programa Abem no concelho da Ribeira Grande resulta de um protocolo celebrado com a Associação Dignitude (que tem como parceiros promotores a Associação Nacional de Farmácias, a APIFARMA, a Plataforma Saúde em Diálogo e a Cáritas Portuguesa).
A Câmara da Ribeira Grande é a primeira nos Açores a aderir ao programa Abem que integra cinco farmácias aderentes no concelho, nomeadamente farmácia da Ribeirinha, farmácia da Misericórdia, farmácia Crispim Ribeiro, farmácia Central e farmácia Borges da Ponte. Para além destas, também a farmácia Garcia (Ponta Delgada) e farmácia de Santa Cruz (Lagoa) integram a lista de aderentes na ilha de São Miguel.
As candidaturas devem ser formalizadas na divisão de Ação Social da Câmara da Ribeira Grande. Aos beneficiários do programa Abem será facultado um cartão de beneficiário que lhes permitirá aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia aderente, sem burocracia e com dignidade.
“É muito frequente recebermos pedidos de apoio de munícipes que não conseguem fazer face às despesas mensais relativas à sua medicação, muitos deles doentes crónicos”, explicou Tânia Fonseca.
No entender da vice-presidente da autarquia “não é justo que haja pessoas a terem que escolher entre pagar alimentação, água, luz e gás ou medicação. E, muitas vezes, acabam por abdicar de comprar os seus medicamentos. As consequências desta escolha são, obviamente, gravíssimas”, alertou.