Câmara adjudica empreitada de construção da Praça do Emigrante
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assinou, hoje, o contrato que adjudica à empresa de construção civil Albano Vieira, SA., a empreitada de construção da Praça do Emigrante, obra orçada em cerca de 280 mil e que tem um prazo de execução de sete meses.
O ato público de assinatura do contrato de adjudicação constitui o “último passo burocrático antes de se poder iniciar a obra no terreno”, realçou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia que sublinhou a importância de uma obra que faz parte do Plano Integrado de Regeneração Urbana e que conta com apoios comunitários.
“Trata-se de uma praça que pretende homenagear os nossos emigrantes, principalmente os que partiram para o Canadá e Estados Unidos da América, cabendo aqui uma palavra especial ao Luís Silva, ex-presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, que tem sido incansável na divulgação do projeto nas comunidades emigradas”, disse.
Para além disso, acrescentou Alexandre Gaudêncio, “há que valorizar a parceria com a mencionada associação no desenvolvimento do projeto e a dedicação da artista plástica Liliana Lopes.”
Localizada em frente ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (avenida José Nunes da Ponte), a Praça do Emigrante terá aproximadamente 4000m² e tem o intuito de homenagear todos os emigrantes que partiram em busca de melhores condições de vida. Apresenta três componentes: globo, pedra e mar.
O piso da praça simbolizará o mar, executado em calçada branca e basalto negro. O globo, com quatro metros de diâmetro, revestido por calçada e basalto negro representará a Terra e a pedra onde assentará o globo representará a(s) ilha(s).
Recorde-se que grande parte do trabalho associado a esta empreitada, nomeadamente a construção do globo terrestre que será a peça central, já foi desenvolvido em armazém e está pronto a ser instalado assim que a obra no terreno estiver concluída.