C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela Comemora 145 Anos da Sua Fundação
O Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira da Estrela está a comemorar o 145.º aniversário da sua fundação que aconteceu em 1879, ainda sob o nome de Asilo da Infância Desvalida da Ribeira Seca, e que funcionava numa moradia da antiga Rua do Biscoito, daquela freguesia, fruto de um legado do benemérito Bernardo Manuel Silveira da Estrela.
Passados 145 anos da sua fundação e depois de várias etapas marcantes na sua história, o C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela, como hoje é designado, é uma instituição particular de solidariedade social de referência no concelho, na ilha de São Miguel e nos Açores.
Para assinalar a efeméride a instituição realizou uma sessão solene, que teve lugar na capela de Nossa Senhora Auxiliadora, junto à respetiva sede.
Presente na cerimónia solene esteve Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Na ocasião, o presidente do Município da Ribeira Grande referiu “ser de destacar o percurso do C.A.S.A. Bernardo Estrela, pelo importante papel desempenhado pela sua atual e anteriores direções, em prol da juventude do concelho”, afirmou.
“A Instituição (C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela) é a prova que quando se pretende, consegue-se alcançar e celebração deste marco, assim como o recente reconhecimento dos padrões de qualidade, deixam antever a continuidade do sucesso da sua missão, estando por isso de parabéns”, rematou Alexandre Gaudêncio.
O C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela está hoje localizado na freguesia da Matriz, servindo mais de 300 crianças e jovens, com valências de creche, creche familiar, jardim de infância, ateliê de tempos livres e centro de desenvolvimento e inclusão juvenil. A instituição foi galardoada em 2010, com Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, e desde este mês, passou a deter Certificação ISO 9001 da SGS.