ArQuinteto inicia temporada musical de 2020 na Lomba da Maia

O ArQuinteto leva aos palcos, a partir de sexta-feira, 25 de setembro, obras de Johann Strauss Jr., Endre Szervánszky, Dentes Agay, Jacob Gade e Zequinha Abreu, dando assim início à temporada de 2020 cujo concerto inaugural está agendado para as 21h00 na igreja Nossa Senhora do Rosário, na freguesia da Lomba da Maia.

Neste programa o ArQuinteto apresenta um conjunto de obras contrastantes que evidenciará a textura e paleta sonora deste quinteto de sopros. Algumas das obras são novas no seu repertório, como é o caso do Quinteto para Sopros n.º 1 de Endre Szervánszky, e outras são êxitos revisitados, como o Tango Jalousie, de Jacob Gade e o Tico-tico, de Zequinha Abreu, naquela que promete ser uma verdadeira e eclética experiência musical.

Five Easy Dances, do compositor húngaro Denes Agay, é um conjunto de cinco pequenas danças de caráter leve e humoral. As cinco danças são provenientes de diferentes culturas e na sua escrita o compositor faz por evidenciar as diferentes valências de cada instrumento que constitui o quinteto de sopros.

Sem deixar a Europa Central, ouviremos, do seu contemporâneo e compatriota Endre Szervánszky, o Quinteto para Sopros n.º 1, uma obra escrita em pleno século XX em que podemos encontrar tanto um pouco dos ritmos característicos da música folclórica húngara, como também um estilo mais suave e calmo.

Do austríaco Johann Strauss Jr. poderemos ouvir a abertura da operetta Die Fledermaus num arranjo de Tom Kennedy para quinteto de sopros. Esta peça, que comummente integra os alinhamentos dos concertos de ano novo, traz-nos não só um caráter enérgico e bem-disposto, como também dá a oportunidade ao agrupamento de se mostrar mais virtuosisticamente.

Por fim, o Arquinteto convida a atravessar o oceano em direção à América Latina para climas mais quentes e sonoridades mais sumptuosas. Completam o programa para este concerto duas peças mais curtas – Tango Jalousie, de Jacob Gade, com um arranjo para quinteto de sopros de Stig Jorgensen, e Tico-Tico de Zequinha Abreu, num arranjo de Sjoerd van der Veen.

O ArQuinteto é constituído pelo flautista Henrique Andrade, pelo oboísta Lívio Dias, pelo clarinetista João Rosado, pelo fagotista Valter Medeiros e pela trompista Goreti Martins. Este evento é uma produção da Quadrivium – Associação Artística e conta com o apoio institucional da Câmara da Ribeira Grande. A entrada é livre e o programa digital pode ser consultado no link https://quadriviumaa.wixsite.com/qua…/arquinteto25setembro