Apresentação das Festas da Cidade e do Calendário de Eventos
O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo vereador José António Garcia, apresentou esta manhã o cartaz das festas da cidade e todos os eventos que estão previstos para os próximos meses no concelho.
Durante a apresentação, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, Gaudêncio destacou a importância daquelas atividades para dinamizar o comércio local:
“Desde 2015 que o nosso plano municipal de turismo recomenda a aposta em eventos, sobretudo numa altura em que há maior fluxo turístico na ilha. É que dessa forma conseguimos atrair e reter quem nos visita durante mais tempo, deixando, por isso, mais dinheiro na economia local.”
As festas da Cidade serão de 25 de junho a 2 de julho, contando com diversa atividade desportiva, cultural e religiosa.
Os destaques da edição deste ano são as atuações musicais de Michael Carreira (30 de junho), Íris (29 de junho) e de Saúl (26 de junho), todas na freguesia de Ribeira Seca.
As tradicionais marchas de São Pedro, que este ano terão 12 grupos, todos oriundos do concelho, desfilarão a 28 de junho, com concentração junto ao estádio municipal a partir das 20h e atuação ao longo da rua do Mourato, rua Bernardo Manuel Silveira Estrela e Rua Direita de Baixo, terminando em frente à Igreja de São Pedro.
No dia 29 de junho haverão as Cavalhadas Infantis, a partir das 9h30, a missa solene de São Pedro, pelas 10h30, e o cortejo das Cavalhadas de São Pedro, a partir das 12h.
No mesmo dia comemora-se o feriado municipal e o 42º aniversário de elevação a cidade, com uma sessão solene a partir das 18h no teatro Ribeiragrandense.
Os dias 1 e de 2 julho estão reservadas atividades no centro da cidade, nomeadamente a distribuição de sopas pela junta da Matriz, junto à sua sede e muita animação de rua no dia 2 de julho, ao longo do centro histórico, terminando com a atuação das marchas de São Pedro.
Também foi apresentado o cartaz da feira Quinhentista, que decorrerá de 13 a 16 de julho, sob o tema “O comércio na era dos descobrimentos” e que irá prometer muita animação e decoração daquela época ao centro histórico da cidade.
O festival “RFM Beach Party” a 28 de julho, a festival internacional de folclore do Porto Formoso a 12 de agosto, o “Meo Monte Verde Festival” de 10 a 12 de agosto, o “Azores Burning Summer” de 25 a 26 de agosto”, foram outros dos destaques apresentados.
Na sessão de apresentação estiveram presentes os presidentes da juntas de freguesia de Ribeira Seca e Matriz, os mordomos de São Pedro, os dirigentes da associação cultural Cavalhadas de São Pedro da Ribeira Seca da Ribeira Grande e o vereador João Dâmaso Moniz.