Alexandre Gaudêncio quer manter o desenvolvimento da Ribeira Grande
A Câmara da Ribeira Grande atribuiu a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, a Ferdinando José Ferreira, João Manuel da Silva Cabral de Melo e a Manuel Nunes Coelho (a título póstumo), na sessão solene comemorativa do 38.º aniversário de elevação a cidade.
As homenagens visaram “reconhecer figuras insignes do nosso concelho”, realçou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia que manifestou o seu “profundo agradecimento por tudo o que deram, e continuam a dar, à Ribeira Grande e às suas gentes.”
De olhos no reconhecimento a quem já muito fez pelo concelho, mas também de olhos no futuro, Alexandre Gaudêncio colocou o foco no turismo e no desenvolvimento da Ribeira Grande através desse setor.
“Não restam dúvidas que somos o concelho que melhor tem sabido tirar partido do crescimento turístico na região. Fomos pioneiros na criação de Plano Estratégico de Turismo que, em 2015, já traçava o rumo a seguir. E, hoje, volvidos quatro anos, somos o concelho que recebe maior investimento privado nesta área”, lembrou.
Alexandre Gaudêncio apontou que “já deram entrada na Câmara mais de vinte projetos para licenciamento turístico, num total de cerca de 60 milhões de investimento previsto e criação direta de quase 300 postos de trabalho.”
Outro aspeto que tem merecido especial atenção por parte da autarquia é a defesa do meio ambiente. “Estamos empenhados em reduzir a utilização dos plásticos não reutilizáveis. É o exemplo da Feira Quinhentista, evento em que este ano já será totalmente proibido o uso de materiais plásticos de uma só utilização”, observou.
Mas a sensibilização não se fica por aqui. “Estamos a desenvolver campanhas junto dos mais jovens, nas escolas principalmente, que apelam à reciclagem e à recolha de resíduos orgânicos para a criação de composto natural”, acrescentou.
No que se refere aos investimentos, Alexandre Gaudêncio lembrou que “já foi lançado o concurso para a construção do novo campo de jogos de Rabo de Peixe e, em breve, será lançado o concurso para a recolha de águas residuais na cidade com ligação à ETAR de Santana, em Rabo de Peixe.”
Para além disso, e como tem sido habitual, a autarquia “não se demite do apoio social, seja através do apoio à recuperação da habitação degradada, seja por via do Fundo de Emergência Social. Também temos tido uma particular atenção à esterilização e vacinação dos animais de companhia.”