Alexandre Gaudêncio elogia empenho das crianças na defesa do ambiente

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na cerimónia do hastear da Bandeira Verde na escola básica/integrada Gaspar Frutuoso, estabelecimento de ensino que repete o galardão como corolário das boas práticas ambientais que tem vindo a implementar.

“Não há dúvidas de que os nossos jovens, e estes em particular, são um orgulho para o concelho. A escola volta a ostentar a Bandeira Verde e isso é sinónimo das boas práticas ambientais que têm sido introduzidas e, mais importante, das metas atingidas”, realçou o autarca.

Alexandre Gaudêncio destacou o papel das crianças e jovens como “intervenientes essenciais na educação dos adultos para as questões ambientais”, salientando que “muitas vezes são os filhos que ensinam os pais nos cuidados que devemos ter na preservação do ambiente.”

Essa mentalidade e essa preocupação ficaram bem patentes num vídeo desenvolvido por uma turma do 2.ºF que mereceu um reconhecimento nacional por parte da Eco-escolas e um pouco por toda a escola é possível verificar a preocupação com o meio ambiente.

“Desde caixotes de lixos construídos com materiais reciclados à horta comunitária, vocês são um exemplo a seguir”, elogiou Alexandre Gaudêncio, que manifestou “orgulho no facto da cozinha da escola ter conseguido acomodar cerca de meia tonelada de cascas de legumes, frutas ou tubérculos num compostor natural que, posteriormente, vão servir de composto.”

A Bandeira Verde hasteada na escola Gaspar Frutuoso é um galardão que reconhece o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia a dia da escola e da comunidade onde a mesma está inserida.