Alexandre Gaudêncio destaca “estreita relação” com os emigrantes
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu à conferência “65 anos de emigração para o Canadá”, evento promovido pela Associação dos Emigrantes Açorianos e que teve lugar no Teatro Ribeiragrandense.
Ocasião para o autarca destacar a “estreita relação” que a autarquia a que preside tem tido junto dos emigrantes, lembrando, a propósito, “os acordos de geminação estabelecidos com as cidades de Laval e Brampton e que têm permitido aproximar a Ribeira Grande da comunidade emigrada.”
Na conferência que juntou vários oradores que debateram as questões da emigração para o Canadá, Alexandre Gaudêncio salientou o empenho que a edilidade tem tido no sentido de procurar cativar que os emigrantes a investirem no concelho que os viu nascer.
“Criamos um gabinete de apoio ao emigrante com o objetivo de atrair novos investimentos para a Ribeira Grande. É um gabinete que apoia os investidores nas questões burocráticas e no acompanhamento de todos os trâmites legais tendentes à boa conclusão do investimento”, apontou.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio sublinhou também o papel que o Museu da Emigração Açoreana tem tido. “É um elo de ligação para as novas gerações que procuram naquele espaço informação sobre os seus antepassados.”
O presidente da Câmara da Ribeira Grande lembrou, também, o investimento que a edilidade está a desenvolver e que se relaciona com a construção da Praça do Emigrante, “uma peça de arte pública em forma de globo que sinalizará todos os locais do globo onde há emigração açoriana.”