Alexandre Gaudêncio apreensivo com perda de rendimento no setor da pesca
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, iniciou uma série de visitas a empresas dos vários setores da atividade económica local, contatando de perto com os empresários no sentido de auscultar as suas preocupações num momento em que muitos procuram reabilitar-se das perdas provocadas pela pandemia por covid-19.
Alexandre Gaudêncio começou as visitas pelo setor das pescas, testemunhando as dificuldades sentidas. “Neste setor deparamo-nos com a preocupação dos empresários com as perdas de rendimento devido à covid-19, verificando-se uma queda abruta nas vendas para a área da restauração”, assinalou.
O edil, que se fez acompanhar pelo executivo camarário e pelo presidente da junta de freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, encontrou alguns sinais de retoma, principalmente no que diz respeito à procura por parte dos clientes particulares.
“Verificamos que o volume de venda de peixe junto dos clientes particulares começa a aumentar, mas de forma muito ténue. As empresas ligadas a este setor estimam voltar aos números de 2019 apenas dentro de dois anos, isto se a situação da pandemia continuar a evoluir favoravelmente”, observou.
Alexandre Gaudêncio também acompanhou a chegada de algumas embarcações de pesca ao porto de Rabo de Peixe e registou a “perda de rendimentos e as dificuldades em manter os compromissos financeiros” por parte dos pescadores.
A iniciativa de proximidade e contato com as gentes locais numa altura difícil para todos, sob o lema “Ribeira Grande: orgulho no presente rumo ao futuro”, enquadra-se nas comemorações do 39.º aniversário de elevação da Ribeira Grande a cidade e vai contemplar também as áreas da agricultura, serviços e ação social.