Alexandre Gaudêncio anuncia investimentos para a Matriz e reclama valorização do centro de saúde da Ribeira Grande
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, destacou que estão em curso “investimentos vários na freguesia da Matriz que tendem a melhorar a qualidade de vida dos munícipes e quem visita a localidade”, investimentos que respondem às necessidades identificadas.
“Neste mandato autárquico a Câmara da Ribeira Grande já investiu meio milhão de euros na freguesia da Matriz, onde se destacam investimentos ao nível do saneamento básico e requalificação urbana”, salientou o edil na sessão solene comemorativa do aniversário da freguesia.
A requalificação do largo das Freiras, as melhorias introduzidas ao nível da limpeza urbana ao abrigo de um protocolo de cooperação para a dinamização das caldeiras da Ribeira Grande ou ao apoio financeiro às juntas de freguesia do concelho, que aumentou em 60%, para fazer face aos contratos plurianuais de investimentos são exemplos da dinâmica colocada.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio também deu conta que “estão em curso duas importantes obras na freguesia”, nomeadamente o saneamento básico na rua das Freiras e a construção de uma rotunda no largo da Grota que constitui a primeira fase da obra do caminho da Tondela, empreitadas que representam um investimento superior a 500 mil euros.
O edil anunciou que “até ao final do ano prevemos lançar a concurso a obra de construção da casa mortuária, cujo projeto está concluído, bem como lançar o concurso para a empreitada de saneamento básico na rua dos Condes, ambas com orçamento global próximo dos 400 mil euros.”
Este trabalho tem sido desenvolvido paralelamente à capacidade de adaptação dos serviços da autarquia às novas regras impostas pela pandemia. Neste particular, Alexandre Gaudêncio realçou que a Câmara da Ribeira Grande “tem sabido adaptar-se à nova realidade.”
“A covid-19 veio alterar a nossa forma de fazer política e, agora, mais do que nunca, as várias entidades têm que unir esforços para encararmos esta nova realidade”, apelando à segurança de todos. “A segurança de todos é fundamental e, como tal, não podemos assistir de braços cruzados ao desmantelamento e à perda de serviços que estava a verificar-se no centro de saúde da Ribeira Grande.”
O presidente da autarquia lembrou que “durante o confinamento o nosso centro de saúde foi fundamental para dar cobertura às restantes estruturas de saúde da ilha e isso veio realçar a necessidade de voltarmos a ter aquela infraestrutura devidamente dotada para melhor servir a população.”
Nesse sentido, deu conta da “disponibilidade da autarquia para apoiar na aquisição de equipamentos que possam colocar o centro de saúde da Ribeira Grande como um local de referência na ilha, não só para os ribeiragrandenses mas, também, para estar quem nos visita.”
O investimento nas novas tecnologias também tem sido uma preocupação da edilidade de modo a diminuir o contato presencial nos serviços da autarquia. “Estamos a fazer uma pequena revolução digital. Adquirimos diversos softwares que vão permitir aumentar a eficiência e rapidez na resposta aos munícipes, bem como desmaterializar todos os processos físicos de licenciamento de modo a que os requerentes possam ter uma resposta mais célere da nossa parte”, anunciou.
Esta preocupação estende-se à proteção civil. “Já temos disponível uma aplicação que alerta rapidamente a população para casos de catástrofe ou outras informações de utilidade pública”, concluiu.