Abril é o mês da luta contra o mau trato na infância e juventude
O mês de abril é dedicado à prevenção e combate dos maus tratos na infância e juventude e, atendendo ao contexto pandémico atual, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens lançou o repto às comissões para, simbolicamente, iluminarem de azul a sede das respetivas CPCJ e edifícios emblemáticos da edilidade.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Ribeira Grande, através da sua modalidade alargada, promoveu várias iniciativas próprias e outras em articulação com a Câmara da Ribeira Grande, escolas do concelho, USISM e Agência para Qualificação e Emprego, atividades que vão ao encontro do desafio da Comissão Nacional.
Assim sendo, é de salientar a disponibilização da representante das associações de pais do concelho em dotar o seu local de trabalho de matérias em tons de azul (batas, luvas e máscaras). Uma simples alteração, mas plena de simbolismo.
Na mesma ordem de ideias, em articulação com a Câmara da Ribeira Grande, destaca-se a iluminação em azul do emblemático Teatro Ribeiragrandense, a divulgação do cartaz oficial da Comissão Nacional, a criação de uma placa alusiva à causa da prevenção e combate do mau trato na infância e juventude, que está na fachada da sede da CPCJRG.
De registar também o contributo dos CATL da Casa do Povo da Ribeira Grande por ter colocado laços azuis nas janelas das suas instalações, aquele que é o símbolo desta causa que a todos diz respeito. As escolas do concelho foram, igualmente, sensibilizadas para aderirem a esta causa, partilhando, com a respetiva comunidade educativa, uma mensagem da presidente da CPCJRG e o cartaz oficial da Comissão Nacional. Por último, mas não de menor relevância, sublinhar o entusiasmo com que elementos da CPCJ decoraram a respetiva sede. O trabalho numa comissão pode ser e é desgastante, mas também é desafiante! À comunidade ribeiragrandense, um apelo: estejam atentos; não silenciem o mau trato, a negligência, não sejam coniventes pelo silêncio com crimes perpetrados contra crianças e jovens.