Câmara da Ribeira Grande tem impulsionado o setor da construção civil
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, recebeu em audiência de apresentação de cumprimentos a direção da AICOPA (Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores), encontro no qual se faz acompanhar pela vereadora Cátia Sousa.
O encontro serviu para abordar vários assuntos prementes ao setor da construção civil tendo, neste particular, o autarca realçado o empenho que a Câmara da Ribeira Grande tem colocado ao nível do lançamento de novas empreitadas.
“A Câmara da Ribeira Grande, apesar das restrições inerentes à pandemia, já lançou cerca de meia centena de empreitadas num valor global de 8,6 milhões de euros, como forma de dinamizar o setor”, apontou Alexandre Gaudêncio, acrescentando que “a dinamização da construção civil, em plena pandemia, é uma mais-valia para gerar mais valor para a economia local e, dessa forma, salvaguardar postos de trabalho das empresas ligadas ao setor.”
De resto, realçou, “é opinião unânime que a dinâmica colocada pela autarquia tem sido determinante para que as empresas de construção civil sedeadas no concelho mantenham os postos de trabalho que salvaguardam a estabilidade de largas dezenas de famílias.”
Também as obras particulares têm sofrido um incremento apesar da pandemia. “Temos registado um aumento ao nível dos licenciamentos e novas construções neste ramo e, com o propósito de desburocratizar os processos de licenciamento, vamos introduzir um novo sistema que permitirá dar um novo impulso aos requerentes e investidores”, revelou Alexandre Gaudêncio. O autarca vincou também o investimento ao nível dos recursos humanos. “Temos investido em técnicos especializados nas áreas de construção civil e transição digital para que possamos estar na vanguarda da tecnologia. É nossa intenção privilegiar o contato mais célere e assíduo com os munícipes, em particular aqueles que têm processos de licenciamento e requerimentos entregues na autarquia.”