Câmara investe na formação dos assistentes operacionais das escolas
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na abertura da formação para assistentes operacionais que vão estar ao serviço nos diferentes estabelecimentos de ensino que integram a escola básica/integrada de Rabo de Peixe.
A formação para assistentes operacionais é desenvolvida pela autarquia, em parceria com a associação VidAçor, sob o tema “A importância e valorização da profissão: o papel dos assistentes operacionais nas escolas”, tendo como objetivo valorizar o papel fundamental destes profissionais, dotá-los de ferramentas que desenvolvam as suas capacidades profissionais e pessoais e que, deste modo, sejam um contributo ainda maior no trabalho desenvolvido junto das crianças e jovens.
“A realização desta formação apresenta diversos objetivos que entroncam na nossa preocupação de salvaguardarmos, ao máximo, a segurança de todos os agentes educativos nas vésperas do arranque de um novo ano letivo, este com atenções acrescidas devido à problemática da covid-19”, explicou Alexandre Gaudêncio.
O edil realçou que “é fundamental que estes profissionais se sintam parte integrante do processo das mudanças que estão a ocorrer nas escolas, acreditando que a mudança também pode começar neles”.
Para além de toda a vertente teórica, que decorre na escola Ruy Galvão de Carvalho, a formação inclui a aprendizagem de técnicas respiratórias, meditação e relaxamento que promovem o bem-estar pessoal, a motivação e o brio profissional no contributo que dão para a educação e apoio dos alunos.