Feira do Livro – Livros ao Largo pretende reforçar hábitos de leitura
A Câmara da Ribeira Grande e a biblioteca municipal Daniel de Sá, em parceria com diversas editoras e livrarias, organizam a primeira edição da Feira do Livro – Livros ao Largo, evento que terá lugar entre 31 de maio e 2 de junho, no largo Hintze Ribeiro, entre as 10:00 e as 22:00.
Trata-se da primeira feira do livro ao ar livre que se realiza na Ribeira Grande e pretende “contribuir para o reforço dos hábitos de leitura junto dos mais jovens”, explicou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia.
“O nosso intuito é que a feira seja um livro aberto e que cative os mais jovens. Foi por isso que fizemos coincidi-la com o fim de semana em que se assinala o Dia Mundial da Criança, de modo a que mais crianças e jovens possam ter um contato mais próximo com os livros ou reforçar o gosto que já têm pela leitura”, acrescentou.
Durante a feira serão realizados diversos eventos associados à temática, como apresentações de livros, horas do conto, mesas redondas, encontros de poetas e escritores (dias 1 e 2) e a finalizar as noites haverá sempre um momento musical. Também haverá pula-pulas e jogos didáticos para os mais novos.
Realce para a apresentação do livro “Ao som do buzio”, de Laureano Almeida e para o lançamento do livro “Tradições – Festividades e tradições da Ribeira Grande para os mais novos”, de Paulo Bulhões e ilustrações de Romeu Cruz.
Alexandre Gaudêncio destacou que “esta é mais uma iniciativa que a Câmara desenvolve no sentido de promover o gosto pela leitura” e recordou, a propósito, que “nos últimos cinco anos já apoiamos a publicação de mais de trinta livros, o que dá boa nota do nosso contributo para que os autores do concelho, e não só, possam ver os seus escritos publicados.”
O edil deixou também uma “palavra de agradecimento às editoras e livrarias que se associaram ao evento”, realçando que “nada disto seria possível se não fosse o trabalho conjunto e a boa articulação existente entre a Câmara, a biblioteca e as editoras.”