Inauguração de Sede e Aniversário da Associação dos Emigrantes Açorianos
No passado dia 28 de outubro, a AEA (Associação dos Emigrantes Açorianos) comemorou o 13º aniversário e inaugurou a nova sede, localizada na Casa das Associações, na antiga escola Central.
Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia, considerou a mais valia do novo espaço e destacou a importância da associação:
“A Ribeira Grande tem se afirmado com um concelho que sabe reconhecer os nossos emigrantes, quer seja através do museu da emigração açoriano, quer seja pela recente Praça do Emigrante. Para além desses espaços, o papel desta associação tem sido fundamental na ligação às nossas comunidades emigradas.”
A nova sede foi cedida pela autarquia, numa das salas da Casa da Associações, localizada na rua do Alcaide, num espaço que funcionou com escola até 2017.
“Em boa hora transformámos a antiga escola num espaço associativo. Era uma preocupação das nossas instituições não terem um local onde pudessem desenvolver as suas atividades. Neste momento estamos a proceder à inauguração de uma das 12 salas disponíveis, dando uma nova vida a este imóvel.”
No final da cerimónia, o autarca agradeceu todo o trabalho desenvolvido pelas diversas direções que ao longo dos 13 anos de atividade fizeram em prol da emigração, com particular relevância para Rui Faria, atual presidente da AEA.
Durante a sessão foi apresentado um documentário sobre a construção da Praça do Emigrante, da autoria de Luís Furtado.