Unidade de Execução do Monte Verde em Discussão Pública
A Câmara Municipal da Ribeira Grande, liderada por Alexandre Gaudêncio, aprovou por unanimidade a nova unidade de execução do Monte Verde, na última reunião de executivo que decorreu a 9 de junho.
O documento, que pode ser consultado www.cm-ribeiragrande.pt, visa dotar toda a zona envolvente à praia do Monte Verde com uma ferramenta de gestão territorial, com vista ao desenvolvimento imobiliário.
Ao todo são cerca de 155.000 m2 de área de intervenção, envolvendo 36 proprietários de parcelas de terreno das freguesias urbanas da Ribeira Seca e Conceição.
Para Alexandre Gaudêncio: “Este é um passo de gigante que damos em direção ao futuro urbanístico da cidade. Trata-se de uma ampla zona de expansão urbana que passará a ficar definida com critérios muito objetivos daquilo que se poderá construir.”
O autarca defende que o documento enquadra-se na visão da autarquia, nomeadamente ao nível de novos investimentos privados, sem descurar a preocupação com a preservação ambiental a zonas públicas.
“Prevemos construir um novo acesso à zona litoral, através da rotunda do surfista, mas também a criação de novas zonas públicas como um amplo parque de estacionamento para a praia do Monte Verde e um parque urbano que servirá de apoio à praia e toda a zona envolvente.” disse Gaudêncio.
Após o período de discussão pública, os documentos serão submetidos à assembleia municipal para aprovação final.