“Temática da Emigração tem Especial Relevância na Ribeira Grande”
O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, referiu que “a emigração assume especial relevância no concelho, atendendo às várias obras que têm sido lançadas nos últimos anos”.
A afirmação foi feita ontem à tarde, durante a apresentação do livro “Açores – Canadá: Dos Navegadores às Comunidades Açorianas” da autoria de Eduardo Medeiros e que se inseriu nas comemorações dos 70 anos da emigração açoriana para aquela país.
“Nos últimos anos temos realizado importantes obras em torno da temática da emigração, como é o caso da Praça do Emigrante, e da reformulação do museu da emigração açoriana. Mas para além disso, temos mantido contatos com as nossas comunidades fora dos Açores.” revelou Gaudêncio.
Durante a sua intervenção, o autarca destacou os novos desafios relacionados com a nova geração de emigrantes, onde a atração dos mais novos poderá ser feita “através das parcerias com as cidades irmãs, mas também através do nomadismo digital, onde a Ribeira Grande tem já uma plataforma de divulgação de todas as potencialidades do concelho nessa área.”
O livro foi apresentado pelo Prof. Dr. José Carlos Teixeira e contou com a presença do diretor regional das comunidades, José Andrade e com o presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Rui Faria.