Tânia Fonseca realça mais-valia do cheque veterinário para garantir o bem-estar animal
Em apenas duas semanas a Câmara da Ribeira Grande já recebeu cerca de trinta candidaturas ao cheque veterinário, projeto desenvolvido pela autarquia e que pretende “antecipar eventuais respostas que sejam necessárias dar num momento de dificuldades para as famílias.”
Tânia Fonseca, vice-presidente da Câmara da Ribeira Grande, visitou uma das clínicas parceiras da edilidade neste projeto e constatou que a iniciativa camarária responde a um anseio de muitas pessoas e permite reforçar os cuidados no âmbito da esterilização dos animais e não só.
“A abertura de um novo período de candidaturas, numa altura particularmente sensível para as famílias, demonstra que estamos atentos à realidade e cientes das respostas que poderemos ser chamados a dar para evitar que as famílias coloquem para segundo plano os cuidados que devem ter com os animais de companhia”, disse.
A vice-presidente reforçou que os números não deixam margem para dúvidas. “Nas primeiras duas semanas da campanha recebemos cerca de trinta pedidos, o que é demonstrativo da preocupação que as pessoas têm em garantir cuidados médico-veterinários aos seus animais de companhia.”
A autarquia disponibiliza duas modalidades de cheque veterinário: vacinação/desparasitação e esterilização/tratamentos médicos referenciados, permitindo garantir o acesso gratuito a consultas e tratamentos médicos veterinários.
O cheque veterinário visa contribuir para a saúde e bem-estar animal, promovendo também, por esta via, a proteção da saúde pública, contribuindo simultaneamente para a prevenção do abandono e maus tratos por omissão de tratamentos essenciais ao bem-estar do animal, situações que tendem a acentuar-se quando combinadas com fatores de carência económica.
Quando os animais não são convenientemente cuidados e tratados podem constituir riscos reconhecidos para a saúde humana, para a saúde animal e para o ambiente, probabilidade que aumenta nas situações das famílias carenciadas.
Neste contexto, o cheque veterinário garante que os animais sejam submetidos a adequadas medidas profiláticas e terapêuticas, devendo ser sujeitos a um acompanhamento médico veterinário em condições que garantam um nível qualitativo de atendimento aferido por padrões de equidade e consistência técnica e científica.
Os interessados podem obter mais informações através do Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara da Ribeira Grande, através do número 296 470 730 ou pelo e-mail geralcmrg@cm-ribeiragrande.pt. A campanha vai prolongar-se até 31 de agosto.