Ribeira Grande irá ter um novo trilho pedestre
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, visitou, na passada segunda-feira, um dos locais que o novo trilho pedestre do concelho da Ribeira Grande, na freguesia dos Fenais da Ajuda, irá contemplar.
O autarca, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia dos Fenais da Ajuda, Davide Cambóia, fez questão de vincar a importância desde novo investimento, afirmando que irá trazer mais pessoas à Ribeira Grande, sobretudo à freguesia dos Fenais da Ajuda.
“Os trilhos pedestres são determinantes para gerarem mais economia local, principalmente nas freguesias que estão mais afastadas dos centros urbanos”, referiu Alexandre Gaudêncio.
Além disso, o autarca destacou a preocupação que a autarquia tem tido no aumento da rede municipal de trilhos pedestres: “Este novo trilho irá integrar a rede municipal de trilhos, que já ultrapassa os 50 quilómetros de extensão, o que se traduz numa clara aposta do turismo de natureza”, disse.
Este novo trilho, que terá início junto à Igreja da Senhora da Ajuda, irá percorrer parte da orla marítima, em particular a ponta dos Fenais da Ajuda, e permitirá aos visitantes a observação de disjunções prismáticas. Este fenómeno geológico apresenta semelhanças aos fenómenos da Calçada do Gigante, na Irlanda do Norte, da Rocha dos Bordões, na Ilha das Flores, e ainda, na Ribeira do Maloás, na ilha de Santa Maria.
O percurso apresentará um formato circular e uma extensão de cerca de 4 quilómetros, sendo que irá ter ligação ao antigo trilho que existia na localidade. A obra estará a cargo da Junta de Freguesia dos Fenais da Ajuda, contando com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do Projeto Mar 2020.
Os trabalhos de construção, que irão dotar o local com a respetiva proteção e sinalização, irão iniciar-se na próxima semana, prevendo-se que o trilho pedestre esteja pronto a inaugurar do final do Verão.