“Orçamento Participativo Jovem é importante para uma maior Consciência Cívica”
O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, referiu que “o orçamento participativo jovem tem conseguido chamar a atenção dos mais novos para os problemas do seu meio ambiente, desenvolvendo assim uma maior consciência cívica”.
A afirmação foi feita esta manhã no salão nobre dos Paços do Concelho, na cerimónia que deu a conhecer os projetos vencedores da edição de 2023.
Com um plafond global de 60.000 euros, o OPJ23 foi dividido em quatro prémios, de acordo com a área escolar (Maia, Ribeira Grande e Rabo de Peixe) e com o grau de ensino, tendo sido atribuído um montante máximo para cada prémio de 15.000 euros.
Na edição deste ano, chegaram à fase final de votação 11 propostas e foram contabilizados 3.642 votantes, num universo de cerca 5.000 alunos do concelho, o que representa uma taxa de participação acima de 70%
“Numa altura em que se fala do distanciamento dos jovens sobre as políticas públicas, os números do OPJ23 revelam o inverso. Temos constatado que, quando procuramos os mais novos para darem ideias e sugestões de melhoria no seu dia-a-dia, eles respondem afirmativamente.” referiu Gaudêncio.
Os projetos vencedores foram: retiro sensorial, de Filipa Soares (EBI Maia); jardim sensorial terapêutico de Xavier Borges (EBI Ribeira Grande); espaço para atividade física de Matilde Mota (escola D. Paulo José Tavares – EBI Rabo de Peixe); e equipamento para aulas práticas de saúde de Roberto Cordeiro (escola profissional da Ribeira Grande).