“O Cantar às Estrelas é uma tradição que veio para ficar”
A 25.ª edição do Cantar às Estrelas fez sair à rua cerca de dois mil e quinhentos participantes distribuídos por quarenta grupos oriundos dos concelhos da Ribeira Grande, Ponta Delgada, Nordeste e Vila Franca do Campo.
O desfile do Cantar às Estrelas animou as principais artérias da Ribeira Grande, cumprindo-se igualmente a tradição dos grupos cantarem em casas de particulares ou no comércio que abriu portas a um evento que tem crescido de ano para ano.
Isso mesmo foi realçado pelo presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, visivelmente satisfeito pela forma como a 25.ª edição decorreu. “O Cantar às Estrelas está enraizado na cultura ribeiragrandense e isso percebe-se facilmente pela forte adesão dos grupos”, referiu.
Alexandre Gaudêncio vincou que “esta é uma tradição que se enquadra na cultura popular da Ribeira Grande e que tem o mérito de passar de geração em geração. O Cantar às Estrelas veio para ficar”, realçou.
A 25.ª edição também teve um sabor especial para o presidente da autarquia porque, em 1994, ano em que foi retomada a tradição, “tinha nove anos e participei num grupo de cantares. Óbvio que estava longe de pensar que seria o anfitrião das bodas de prata deste evento”, recordou.
O presidente da edilidade destacou que esta é “uma tradição muito própria dos ribeiragrandenses que é vivida intensamente pelos locais e por quem emigrou”, lembrando que “muitos emigrantes marcam férias para esta altura do ano para matarem saudades do tempo em que também eles percorriam as artérias da Ribeira Grande participando no Cantar às Estrelas.”
“Toda esta envolvência só se consegue com a adesão das pessoas. A Ribeira Grande é um concelho rico a nível cultural, mas só o é porque as pessoas aderem e participam ativamente nos diferentes movimentos culturais, cívicos e recreativos. É desta forma que também vamos incutindo nos mais jovens o gosto pelas nossas tradições”, reconheceu Alexandre Gaudêncio.
A festa da Estrela, das Estrelas ou de Nossa Senhora da Estrela, é uma festa de uma comunidade com tradição na Ribeira Grande, que junta grupos ou ranchos informais de gente que durante a noite vão de casa em casa de amigos e conhecidos, finalizando com louvores à padroeira na igreja Matriz.
Desde 1994, sob proposta do vereador Francisco Xavier Araújo Rodrigues, a autarquia tomou a seu cargo organizar a parte exterior e profana da festa. Este ano celebrou-se, portanto, a 25.ª edição do Cantar às Estrelas na Ribeira Grande.