Museu Casa do Arcano destaca importância do Papel das Confrarias na Igreja
O vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande, José António Garcia, foi o anfitrião da exposição “Confrarias: Guardiões de Riqueza Eclesiástica”, a qual foi inaugurada na passada quarta-feira, no Museu Casa do Arcano.
Com o objetivo de evidenciar o papel e a importância que as Confrarias assumiram, e que continuam a assumir nos dias de hoje, na salvaguarda do património das igrejas, e tendo em consideração a relação intrínseca do Museu Casa do Arcano ao culto religioso, a exposição dá a conhecer peças do acervo litúrgico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela, da Ribeira Grande, da Igreja Paroquial de São José, de Ponta Delgada, e da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, de Vila Franca do Campo.
A ocasião contou com a participação do Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Cónego Adriano Borges, que abordou a história das Confrarias, seguindo-se as intervenções do Provedor da Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de São José, Dr. João Bosco Mota Amaral, e do Provedor da Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Matriz de Nossa Senhora da Estrela, Sr. Filomeno Gouveia, sobre a ação e relevância das Confrarias a que presidem, nas respetivas paróquias.
Posteriormente, foi realizada uma visita guiada à mostra, seguindo-se um pequeno momento musical alusivo ao Natal, com cânticos cantados à capela.
A exposição irá estar patente até ao dia 3 de fevereiro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00. Durante a época festiva, o horário será diferenciado, sendo também possível visitar a mesma nos dias 26 de dezembro, 1, 2, 7 e 8 de janeiro, das 15h00 às 20h00.