Mensagem de Boas Festas do Presidente da Câmara Municipal
Está a aproximar-se a época mais especial do ano, o Natal. Por norma, nesta altura, as famílias unem-se em convívios e estreitam-se laços de amizade, reforçando assim o espírito de partilha.
Depois de momentos conturbados, devido à pandemia da Covid-19, que obrigou ao afastamento físico entre as pessoas, este ano espera-se a retoma das tradições que nos são tão particulares, como é o “Menino Mija”.
Este é um ano especial, porque finalmente, ao fim de dois anos consecutivos com restrições, voltamos à normalidade que se vivia antes da pandemia. Não fosse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, com o consequente aumento dos preços dos bens essenciais devido à inflação, o Natal deste ano tinha tudo para ser um dos melhores de sempre.
Apesar da magia que caracteriza esta época festiva, onde os mais novos são imbuídos na mística do Pai Natal e tudo o que à sua volta é fantasiado, não devemos perder a noção da realidade e ter consciência que virão tempos duros em 2023.
Todas as previsões económicas apontam para um agravamento generalizado dos preços, onde, por exemplo, as prestações dos créditos à habitação irão aumentar significativamente. Por isso, devemos ter precaução e preparar-nos para tempos difíceis.
Neste aspeto, as entidades públicas deverão proteger os mais frágeis, criando mecanismos de apoio financeiro para situações de emergência, sem descurar a chamada classe média, com a redução de impostos.
Por outro lado, e de forma a não ser criada estagnação na economia local, é importante a concretização de obras estruturantes que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Há também a oportunidade de um novo quadro comunitário de apoio e a execução do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) que são fundamentais para que a região possa ultrapassar a crise económica que se avizinha.
Da parte da Câmara Municipal da Ribeira Grande tudo faremos para atenuar os efeitos negativos que se avizinham, dando a garantia de que não iremos deixar ninguém para trás.
Que o nascimento do menino Jesus nos ilumine e seja fonte de inspiração para todos podermos ter um Natal como merecemos, com alegria e sentimento de dever cumprido.