Inaugurada a Exposição Coletiva de Pintura “Primavera” no Museu Municipal
O Museu Municipal da Ribeira Grande acolheu a exposição coletiva de pintura “Primavera”, que surgiu na sequência de um projeto artístico que decorre desde novembro de 2023 e que terá continuidade até junho de 2024.
Esta primeira mostra de trabalhos conta com a participação de 8 artistas e estará patente até ao dia 21 de junho, no Museu Municipal.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, esteve presente na cerimónia de inauguração da exposição, que decorreu na passada sexta feira, dia 22 de março, onde também se procedeu à entrega de prémios do Concurso de Presépios do Prior Evaristo Gouveia.
No que se refere ao Concurso de Presépios, no total, participaram 27 entidades nas categorias “Escolas e Instituições” e 7 particulares, nas modalidades “Tradicional” e “Inovador”.
Na modalidade “Presépio Tradicional”, categoria de “Escolas e Instituições”, a Casa do Povo do Pico da Pedra arrecadou o 1.º lugar, a Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe o 2.º lugar e a Casa do Povo da Ribeira Grande (CATL Os Traquinas), o 3.º lugar. Ainda nesta modalidade, foi atribuída uma menção honrosa à Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande.
Na modalidade “Presépio Inovador”, para a mesma categoria, a Escola Secundária da Ribeira Grande (Presépio dos Cientistas) ficou em 1.º lugar, O C.A.SA. Bernardo Manuel Silveira Estrela em 2.º lugar, e o 3º lugar foi atribuído à Valência Animação de Rua: Espaço Extremo da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande. Foram ainda atribuídas menções honrosas, ao presépio da Casa do Povo de Rabo de Peixe, e aos presépios da Escola Secundária da Ribeira Grande “ECO Escolas” e “Programa Ocupacional”.
Na categoria “Particulares”, modalidade “Presépio Tradicional”, Helena Teixeira foi premiada com o 1.º lugar, seguindo-se Fátima Bento e Lucas Medeiros, em 2.º e 3.º lugares, respetivamente. O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa aos presépios dos participantes Mário Melo e de Ricardo Vieira.
No que respeita à modalidade “Presépio Inovador”, desta mesma categoria, o 1º prémio foi atribuído a Joel Moniz e o 2º prémio a Odete Alberto, não tendo sido atribuído um 3º prémio, dado que o júri constatou que o presépio do concorrente Ricardo Vieira não reunia os critérios de “Presépio Inovador”, mas sim os de “Presépio Tradicional”.
Na mesma cerimónia, também foram entregues os prémios referentes ao Concurso de Montras de 2023, onde participaram 30 comerciantes, tendo o primeiro prémio sido atribuído à Casa Batista, o segundo prémio ao Atelier Didamarry e o terceiro à WOW Azores.
A entrega destes prémios foi realizada pelo Dr. Pedro Melo, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada.