Cooperação com as Juntas de Freguesia é fundamental para ultrapassarmos as dificuldades
Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, presidiu ao 446.º aniversário da freguesia da Ribeira Seca, que se assinalou no dia de ontem.
Durante a sua intervenção, o edil referiu a importância da cooperação entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, como forma de atenuar os efeitos da crise económica que se avizinha.
“A proximidade que nos caracteriza, como autarcas, será fundamental para ajudarmos aqueles que já estão a sentir os efeitos da inflação. É, por isso, que o orçamento camarário de 2023 irá contemplar um aumento de 15% nas transferências para as juntas de freguesia”, referiu Gaudêncio.
O Presidente da autarquia aproveitou, ainda, para relembrar que a Câmara Municipal já iniciou um plano de combate às dependências, assim como ao abandono e absentismo escolar, áreas que foram elencadas como problemáticas naquela freguesia, pela presidente da Assembleia de Freguesia, Nélia Branco.
Por seu turno, José Manuel Aguiar, presidente da Junta de Freguesia, expôs a necessidade de se alargar a rede de videovigilância aos parques de estacionamento na Ribeira Seca, devido a alguns furtos e atos de vandalismo que têm ocorrido.
A cerimónia contou, ainda, com a presença do diretor regional da Cooperação com o Poder Local, Octávio Torres, o qual destacou a relevância em se proceder à alteração da lei das finanças locais, como forma das juntas de freguesia passarem a dispor de mais meios para fazer face às várias solicitações da população.