Cátia Sousa elogia importante papel dos emigrantes na diáspora açoriana
A vereadora da Câmara da Ribeira Grande, Cátia Sousa, marcou presença no 26.º Encontro de Ribeiragrandenses da Nova Inglaterra, evento que juntou cerca de um milhar de emigrantes que voltaram a reunir-se em convívio para matar saudades e recordar tempos passados.
Na ocasião, Cátia Sousa destacou “a importância do momento para a afirmação do sentimento de açorianidade na comunidade emigrada porque quando vemos, ano após ano, as centenas de pessoas que se reúnem neste encontro, só podemos ficar satisfeitos por sentirmos que a Ribeira Grande está muito bem representada”.
No convívio que celebra o reencontro e a saudade, Cátia Sousa não esqueceu o “importante papel dos emigrantes na diáspora e toda a esperança que trouxeram na bagagem e todo o empenho e dedicação que colocaram no árduo trabalho do dia-a-dia na procura de melhores condições de vida.”
Não esqueceu, de igual modo, “todos aqueles que se têm dedicado à organização dos encontros, ano após ano, permitindo o reencontro entre aqueles que optaram por viver neste lado do Atlântico”, destacou.
“Não restam dúvidas que aqui também respira-se e vive-se a Ribeira Grande e, nesse particular, estão todos de parabéns, pois têm sabido concretizar os vossos objetivos sem se desprenderem da ligação que vos une ao nosso concelho”, elogiou.
Numa breve mensagem aos presentes, Cátia Sousa lembrou que “a Ribeira Grande é um município em franco desenvolvimento que está a receber novos empreendimentos turísticos. A cidade que era ponto de passagem virou ponto de paragem e a sua centralidade em relação à ilha é fator determinante para o surgimento de novos negócios que potenciam o crescimento da economia e fomentam a criação de emprego”, explicou.
A terminar, a vereadora deixou o convite a todos aqueles que queiram regressar nos próximos tempos à Ribeira Grande para que se juntem ao grupo de emigrantes de cantar às estrelas que se está a organizar e que irá percorrer as ruas da cidade em fevereiro próximo nos 25 anos da tradição.