Carlos Anselmo Destaca o Papel do Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça na Preservação das Tradições
O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, marcou presença nas comemorações do 25.º aniversário do Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso que decorreram, no passado sábado, no pavilhão desportivo daquela freguesia.
Na ocasião, o autarca parabenizou o grupo pelos seus 25 anos, realçando o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, assente na salvaguards das nossas tradições.
“O vosso trabalho dignifica o nome do concelho da Ribeira Grande ao não deixar morrer os nossos usos e costumes, o que nos dá motivação e estímulo para continuarmos a desenvolver as políticas de fomento cultural, fundamentais na preservação da identidade local. Para além disso, assume-se como uma verdadeira escola social no sentido da integração, da inclusão e da promoção dos nossos valores”, disse Carlos Anselmo.
Recorde-se que a Autarquia da Ribeira Grande tem apoiado o Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso na realização do seu Festival Internacional de Folclore e, no ano transato, num momento pós-pandémico, apoiou a aquisição de instrumentos e trajes, tendo em vista a recuperação da atividade do grupo.
Atualmente, o grupo folclórico é constituído por cerca de 45 elementos, tendo já previstas diversas atuações para o ano de 2023, entre as quais uma na cidade do Porto, em maio, e outra em novembro, na cidade de Paris, França. O Grupo prepara-se ainda para a realização da 16.ª edição do Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso, a ter lugar no mês de agosto, estando já confirmada a presença de um grupo folclórico do Brasil e outro da Eslováquia, assim como vários grupos locais.
Na cerimónia de comemoração do aniversário também estiveram presentes o presidente do respetivo grupo folclórico, José Maria Cabral, o presidente da junta de freguesia do Porto Formoso, Rúben Adriano, o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, a diretora local do INATEL, Ivone Brasil, e o presidente do COFIT – Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira, Cesário Pereira.